Categorias
Produtos

Pomada para tatuagem: quais as mais indicadas?

Qual a melhor pomada para tatuagem? Esse negócio de “melhor” depende de muitas variáveis.

Existem vários tipos de pomadas, com fórmulas próprias e com ações específicas que podem despertar diferentes tipos de reações a depender das características da pele do consumidor.

Por isso, o recomendado é conhecer as melhores opções para que descubra qual a melhor pomada para tatuagem para o seu corpo, a pomada de tatuagem que melhor se adapta as suas características.

Cuidados pós-tatuagem

A pomada é um dos itens fundamentais para o pós-tatuagem.

Apesar de alguns torcerem o nariz quanto à definição, uma tattoo não deixa de ser uma espécie de pós-operatório. É uma arte corporal, mas inicialmente ela não passa de uma ferida aberta no seu corpo.

Para cicatrizar direito e não prejudicar a arte escolhida é preciso ter alguns cuidados. Isso porque nem se falou do principal: uma tatuagem mal cuidada antes de sua cicatrização, além de pôr em risco a arte pode ocasionar agravamentos sérios de saúde.

Daremos mais detalhes sobre as possíveis complicações mais adiante, mas agora veja os principais cuidados que tem que ter ao fazer uma tatuagem.

Protegendo a ferida

A primeira fase da cicatrização da tatuagem é a mais complicada e perigosa. Está com uma ferida aberta no corpo, dolorida, expelindo fluídos e com o tempo irá começar a coçar lhe dando ideias nada saudáveis e inteligentes.

Também não é nenhum pouco saudável expor a tatuagem ao sol, aliás, dependendo do tamanho da tattoo ou da quantidade de tatuagens no seu corpo, banhos de sol muito intensos ou prolongados jamais serão uma boa ideia, pois a sua pele estará mais sensível, favorecendo o desenvolvimento de enfermidades.

Para garantir a proteção da tattoo nessa fase ferida costuma-se usar um autoadesivo sobre o local e uma pomada para tatuagem.

O autoadesivo evidentemente é para proteção e a pomada para agilizar a cicatrização.

O autoadesivo tem que ser retirado e trocado dentro de algumas horas para higienizar a região. Higieniza-se com sabão neutro e depois se seca com uma toalha ou papel. Deixando a pele respirar por alguns minutos, volte a aplicar a pomada para tatuagem.

Essa troca deve ocorrer ao menos 2 vezes ao dia.

Também é recomendável evitar banhos quentes e se possível evitar molhar a região durante o banho.

Formação de crostas

A segunda fase da cicatrização é a formação de crostas. Nesse estágio a pomada para tatuagem tem que parar de ser usada e tem que evitar molhar a região.

A ideia é deixá-la bem seca para que em alguns dias essas crostas desapareçam. Mas é a fase de maior coceira. Evite a todo custo arrancar as crostas com os dedos. Essa ação que é a responsável pelas falhas e pela opacidade das cores da tattoo.

Quando chegar ao nível de poucas crostas e bem ressecadas, é o início da terceira e última fase de cicatrização. Basta usar cremes hidratantes até desaparecer de todo a aparência vidrada.

Pomada para tatuagem

Consequências de tatuagem mal cuidada

Se você não seguir essas recomendações, cometer um deslize, ocorrer um acidente, enfim, não cuidar direito da tattoo em sua fase de cicatrização, as consequências podem ser muito graves.

Algumas consequências:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Queloides (elevação acentuada do tecido cicatricial);
  • Excreção de pus;
  • Ondas de frio e calor;
  • Febre;
  • Arrepios anormais.

Essas são as consequências e sintomas mais leves. Há casos mais graves que provocam dor nos ossos e nos músculos, diarreia, feridas com pus e muita sede.

Quando esses sintomas surgem é sinal de que as medidas de segurança não foram bem seguidas e há uma grande chance de vir arruinar a sua tatuagem.

Pomada para tatuagem

A seguir vamos apresentar algumas opções de pomada para tatuagem para que encontre a mais adequada para o seu caso e pele. Todas são usadas e recomendadas por profissionais tanto de estúdio de tattoos como da área médica.

Conheça os mais populares.

Nebacetin

Iniciando a série de indicações de pomada para tatuagem, o Nebacetin é uma pomada para tratar de complicações na tattoo, como infecções causadas por bactérias. Não à toa é recomendada para tratar de queimaduras, furúnculo, acne infectada e feridas abertas.

Por ter ação antibacteriana, o Nebacetin tem fortes antibióticos que podem reagir negativamente à tinta e provocar alergias. Por isso, é restrito apenas para tratar de complicações na cicatrização na tatuagem e é aconselhável que se consulte um médico antes de utilizá-lo.

Bepantol

É a mais popular das pomadas porque dificilmente provoca reações alérgicas ou outras complicações ao ter contato com a tinta de tatuagem.

Na sua composição se encontra óleo de amêndoas, vitamina B5, lanolina e dexpantenol. É usada para o tratamento de dermatite de fraldas, conhecidas como assaduras, fissuras de pele e ferimentos leves.

É uma pomada de efeito mais hidratante do que cicatrizante, o que faz alguns tatuadores questionarem a sua eficácia na cicatrização.

Mas continua ser uma das pomadas para tatuagem mais requisitadas devido ao seu baixo risco e não se vem notando maiores dificuldades de cicatrização com o seu uso.

Reilly Tattoo

Seguindo com as indicações de pomada para tatuagem, a Reilly Tattoo conta na sua fórmula com vitaminas e cicatrizantes naturais que a faz uma ótima opção para tratamento de pele pós-tatuagem.

Ela atua como um restaurador dérmico de grande eficácia para tratar de todos os tipos de feridas, voluntárias e involuntárias.

É por isso a mais indicada para a cicatrização, pois foi criada especificamente para esse fim.

Seus princípios ativos são:

  • Vitamina E (cicatrizante natural poderoso);
  • Óleo de girassol (calmante e emoliente, além de ser rico em vitamina A, C e D);
  • D-pantenol (hidratante anti-inflamatório e cicatrizante);
  • Camomila (conta com propriedades antibactericidas e anti-inflamatórias).

Cuidados adicionais

Importante reforçar alguns cuidados pós-tatuagem. O período de cicatrização total leva 15 dias, nesse período é preciso evitar sol, então naturalmente isso inclui praia, e umidade, o que inclui não só o banho como piscina e novamente a praia.

Gostou deste conteúdo sobre pomada para tatuagem? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença e é muito importante para nós. Leia mais conteúdo relacionado no nosso portal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *