Categorias
Produtos

Os melhores produtos para pele infantil

O banho é um dos momentos mais importantes de limpeza da pele de uma criança. Por isso, é muito importante saber escolher os melhores produtos para pele infantil, pois desse modo não existe o risco de causar alergias ou outras complicações.

É no banho que a pele da criança pode ser limpa adequadamente, retirando os excessos de pomadas, fezes, restos de alimentos, poeiras e etc. Por serem produtos que possuem muita gordura em sua composição, apenas água e sabão não são suficientes para a sua remoção. Para se ter uma ideia, passar água apenas, garante apenas 65% da remoção de sujeiras.

Os melhores produtos para pele infantil garantem uma limpeza e hidratação profunda dos poros, evitando o surgimento de alergias, infecções ou outros episódios desagradáveis.

Quais são as funções da pele?

A pele é considerada o maior órgão presente no corpo humano e as suas funções são importantíssimas. A pele é responsável pela proteção tanto física quanto imunológica do corpo, regulagem da temperatura e da percepção de frio, calor, dor e tato. Além de ser a responsável pela captação da vitamina D através dos raios solares. Por isso, é fundamental saber escolher os melhores produtos para pele infantil.

Cuidar da pele nos permite mantê-la íntegra para que ela exerça suas funções plenamente. Veja a seguir de maneira resumida algumas funções que a pele tem para a saúde.

Barreira de proteção

A barreira de proteção que a camada mais externa da pele, chamada córnea oferece é uma das funções mais importantes. Ela previne a desidratação e impede que agentes nocivos e tóxicos possam adentrar no organismo, minimizando assim o surgimento de infecções e alergias diversas.

Manter a temperatura do corpo em um nível adequado

É na pele que a temperatura corporal se mantém em níveis adequados através da camada de gordura contida nela e do suor produzido nas glândulas sudoríparas.

Sem desperdício de água

A perda de água é evitada graças ao sebo produzido pelas glândulas sebáceas, que irá fazer parte do filme lipídico na pele.

Proteção

O pH ácido da pele possui a função de protege-la, geralmente esse pH em adultos e crianças varia entre 4 a 7. A acidez garante a proteção contra a penetração desses microorganismos nocivos à saúde.

Os melhores produtos para pele infantil

Sabonetes: conheça os melhores produtos para pele infantil

Ao comprar um sabonete, os pais devem ficar atentos ao pH que ele contém, essa informação é importantíssima, pois um pH 7,0 consegue aumentar 1,0 pH da pele da criança. Esse tipo de alteração dura aproximadamente 1 hora.

Não saber escolher os melhores produtos para pele infantil, pode fazer com que uma pele que já tenha problemas de dermatites piore e fique com lesões muito mais acentuadas. Usar um sabonete com uma elevação maior no pH rompe barreiras de proteção, fazendo com que a recuperação seja muito mais lenta.

Por que os sabonetes líquidos são melhores para as crianças?

Quando estamos escolhendo os melhores produtos para pele infantil em formato de sabonete sempre surge a dúvida se o líquido é melhor que a barra e vice-versa.

Segundo alguns especialistas, o sabonete líquido sempre será a melhor opção. Veja a seguir os motivos para essa indicação:

  • São muito mais higiênicos: o sabonete líquido não corre o risco de ficar contaminado com microorganismos da própria pele;
  • Alto poder de hidratação: esse tipo de consistência líquida permite a inclusão de outras substâncias como o hidratante. A consistência de barra não permite essa adição;
  • Poder de abrasão bem menor: os sabonetes em barra podem irritar muito uma pele mais sensível. Situação essa mais difícil de acontecer com um sabonete líquido.

Quais são os efeitos negativos que um sabonete com pH inadequado provoca?

Alcalinização do pH da pele

Ele pode alterar o pH da pele e suas atividades enzimáticas, provocando algumas variações e aumentando a quantidade de bactérias na sua superfície.

Maior interação com as proteínas

Ele pode fragmentar a queratina e desidratar as células e o colágeno das membranas.

Maior interação com os lipídeos

Um sabonete com o pH inadequado na pele faz com que os lipídeos fiquem mais solúveis, essa situação danifica as camadas presentes nas córneas.

Lesões

Aumento da toxicidade da pele, alterando a sua permeabilidade e aumentando os focos de lesões nas células. As alterações mais observadas são a pele seca, vermelhidão, descamação, aspereza e coceira.

Qual a importância dos hidratantes para as crianças?

Tomar banho é muito importante, mas você sabia que esse hábito diário pode fazer mal? Pois é, os banhos danificam o manto de lipídeos presente na pele, diminuindo assim a barreira de proteção. Quanto mais quente for a água durante o banho, pior é para a pele, aumentando inclusive, os riscos de desidratação.

A dermatite atópica pode ser desenvolvida com mais facilidade em uma pele seca, problema esse muito comum em crianças. Esse tipo de dermatite provoca manchas vermelhas na pele que causam coceiras intensas e descamam. Além disso, essa condição pode ser a porta de entrada para micro-organismos nocivos.  A criança fica literalmente bastante incomodada com tanta coceira.

Manter a pele da criança hidratada é fundamental para a saúde e ela pode ser feita de 1 a 2 vezes por dia. Após o banho seria o momento mais ideal para que essa hidratação seja feita.

É importante ressaltar que muitos hidratantes de uso exclusivamente infantil não são muito adequados para a pele dos pequenos. Produtos para crianças não devem possuir nenhum tipo de componente alergênico, pois eles podem provocar uma reação desagradável do sistema imunológico como alergias respiratórias, coceiras, etc.

Confira a seguir alguns exemplos dos melhores produtos para pele infantil

1 – Cetaphil Restoraderm

O creme Cetaphil Restoraderm possui 2 componentes muito importantes para a pele. Um deles são as ceramidas, proteínas que constituem a barreira de proteção da pele e a Filagrina, que também atua na proteção da pele contra vírus e bactérias. Além disso essas duas substâncias impedem a saída de água da pele.

A principal indicação desse produto é para as crianças que têm dermatite atópica na pele. Pois, não causa irritações, é altamente hidratante e consegue ser absorvido rapidamente quando espalhado na pele.

2 – Mustela Hydra

Esse hidratante é indicado para ser usado de maneira cotidiana na pele da criança, desde o seu nascimento. Sua formulação foi feita para proteger de maneira intensa toda a pele, evitando que seja agredida com os fatores naturais que existem diariamente.

Confira com atenção todas as informações em relação ao pH do produto que vai passar na pele da criança. Lembre-se os melhores produtos para pele infantil, não devem conter nenhum componente alergênico, nem que cause irritações na pele da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *