Categorias
Cuidados

Cuidados com a tatuagem que você não pode deixar de lado

Quais são os cuidados com a tatuagem mais importantes que você não pode deixar de ter? Confira a seguir os cuidados com sua tattoo que você não pode deixar de lado!

Cuidados com a tatuagem

1. Siga o conselho do seu tatuador

Os conselhos sobre cuidados posteriores variam de estúdio para estúdio, e às vezes até artistas do mesmo estúdio têm ideias diferentes sobre o que é melhor. Ouça as instruções fornecidas pelo tatuador. Além disso, a maioria deles terá um folheto com os conselhos impressos para você levar.

2. Depois de algumas horas, lave delicadamente a tatuagem

A maioria dos conselhos diz para você deixar a cobertura da tatuagem pelas primeiras 2 a 5 horas, depois para removê-la com cuidado e lavar delicadamente a tatuagem com água morna e sabão líquido suave.

3. Aplique uma fina camada de creme hidratante neutro

Em seguida, aplique uma fina camada de creme hidratante neutro, como Bepanthen (creme para assaduras). Se tiver dúvida, pergunte ao seu tatuador o que ele recomenda. Assim, você pode se recuperar com papel filme, gaze ou deixá-lo aberto, dependendo do conselho do artista. Geralmente, os estúdios o aconselham a repetir o processo de limpeza 3-5 vezes ao dia.

4. Mantenha a tatuagem limpa e seca

Um dos cuidados com a tatuagem é mantê-la limpa e seca e evitar mergulhá-la em água por pelo menos um mês (os chuveiros estão ok, as banheiras, não). Se for provável que a tatuagem e as suas roupas entrem em atrito, mantenha-as cobertas com gaze ou papel filme e fita isolante.

5. Evite luz solar direta

Evite expor a tatuagem à luz solar direta, a menos que seja necessário. As tatuagens curadas, especialmente as coloridas, podem desbotar ao sol. Ou seja, quando estiver completamente cicatrizada, verifique se ele está coberto por um protetor solar alto.

6. Seja paciente com o período de cicatrização

Os tempos de cicatrização dependem de quão bem você cura e do tamanho do design. Isso pode variar de cerca de uma semana a projetos simples e pequenos, até vários meses para projetos maiores e complexos. Continue seguindo as instruções de cuidados posteriores pelo tempo que o tatuador o instruiu e verifique se a tatuagem é mantida bem hidratada e limpa por alguns meses depois, evitando produtos abrasivos para a pele.

Esse período é quando o risco de infecção é maior e também é quando a aparência de uma tatuagem pode ser facilmente arruinada por não seguir corretamente as instruções de cuidados posteriores da tatuagem.

Cuidados com a tatuagem

O que mais você deve levar em consideração em cada etapa?

No estúdio

Como mencionado anteriormente, o tratamento posterior começa a partir do momento em que sua tatuagem é concluída no estúdio.

Limpeza e bandagem

Uma vez que seu tatuador esteja satisfeito com seu trabalho, ele limpará suavemente a área com sabão neutro, água e provavelmente algum tipo de pomada antibacteriana. Isso pode doer um pouco.

Depois que o artista terminar de limpar a área, ele passará a enrolar sua tatuagem. Isso é feito principalmente para manter a área protegida contra bactérias e também ajuda a evitar o atrito. A área enfaixada deve estar livre de bactérias 99,9% no momento da embalagem, graças à limpeza anterior com sabão antibacteriano.

Curativo

O embrulho provavelmente será feito de um curativo de tecido estéril ou de um material plástico semelhante a uma película aderente. Qualquer um desses materiais atende a seu objetivo de maneira eficaz. Ou seja, não se preocupe se você conseguir um ou outro. A escolha geralmente se resume à preferência pessoal do que o tatuador prefere.

Remoção do curativo

Quanto tempo você deve manter a embalagem de sua nova tatuagem varia muito. Os tatuadores podem recomendar 2 horas a 24 horas ou mais.

Geralmente, é considerado seguro remover o curativo após 2-3 horas, desde que você consiga limpar sua tatuagem imediatamente após a remoção. Depois de algumas horas enfaixada, sua tatuagem deve ter parado de escorrer muito (embora possa continuar a escorrer um pouco nos próximos dias).

Por outro lado, alguns tatuadores recomendam que você durma sua primeira noite com a bandagem de tatuagem para evitar esfregar a área e impedir que líquidos que ainda estão escorrendo grudem nos lençóis.

Outra razão pela qual você pode ser aconselhado a manter a bandagem por períodos mais longos é a localização da tatuagem. Qualquer tatuagem que possa roçar contra outras partes do corpo pode ser melhor permanecer enrolada por uma noite para permitir que o processo de cicatrização comece sem irritações.

Quando o tempo de embrulho recomendado pelo seu tatuador tiver passado, você finalmente poderá removê-lo e apresentar sua nova obra de arte ao mundo.

Remova cuidadosamente a bandagem desfazendo ou cortando cuidadosamente a fita usada pelo seu tatuador. Além disso, se o seu curativo for de plástico, retire com cuidado o material da pele, afinal de contas, ele não deve grudar.

Se você aplicou um curativo de pano em sua tatuagem, comece com muito cuidado a retirar o material da pele. Se você começar a sentir qualquer puxão ou colagem, passe um pouco de água morna e despeje sobre o curativo até que esteja encharcado o suficiente para ser puxado para longe da pele com facilidade.

Instruções de cuidados pós-tatuagem para sua primeira lavagem

Esta é uma etapa muito importante do processo de cuidados com a tatuagem. Sem dúvida, a primeira lavagem de sua tatuagem pode facilmente causar problemas de pele se não for feita corretamente.

Ou seja, depois de remover a bandagem, é provável que sua tatuagem seja coberta por uma espessa camada pegajosa de sangue, plasma e fluido linfático. O plasma é o que você deve limpar mais completamente, pois é isso que acabará por endurecer e iniciar o processo de formação de crostas.

Antes de limpar sua tatuagem, você deve limpar bem as mãos para matar qualquer bactéria presente. Prossiga delicadamente com um copo de água morna sobre a tatuagem, umedecendo a área com a palma da mão e os dedos, e não um pano áspero e sujo.

Verifique se a água não está excessivamente quente, pois o calor e o vapor podem abrir os poros recém tingidos da pele, fazendo com que sua tatuagem pareça irregular. Esses são os principais cuidados com a tatuagem que você não deve ignorar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *