Categorias
Produtos

3 melhores produtos para pele com vitiligo

Neste artigo vamos listar os melhores produtos para pele com vitiligo, mas pedimos licença para os portadores dessa doença autoimune para passar algumas informações sobre esse transtorno, quais os cuidados que se deve ter, o que deve ser evitado, enfim, os principais procedimentos para garantir uma vida de qualidade.

Pedimos licença porque não queremos ser redundantes para esse público que sabe muito bem do que se trata o assunto por vivê-lo literalmente na pele.

No entanto, temos ciência que pessoas que tenham parentes ou conhecidos com vitiligo possam se interessar em ler o artigo para saber quais são as opções de produtos disponíveis para o segmento.

É uma boa oportunidade para passar informações mais detalhadas e conscientizá-las.

É interessante, julgamos, até para quem tem a doença dá uma lida porque pode descobrir algo que tenha escapado de seu radar.

Mas se você está sem tempo, já está cansada de ler sobre o tema e já quer pular direto para a parte de produtos, não tem problema.

Separamos os temas do artigo por tópicos para tornar a leitura mais agradável e facilitar o encontro de informações de interesse. Vá para “Melhores produtos para pele com vitiligo”.

Contudo, recomendamos a todos a leitura completa do material.

Siga na leitura!

O que é vitiligo?

Vitiligo é uma doença autoimune responsável pela perda da pigmentação natural da pele.

Nessa doença o próprio organismo acaba destruindo, em várias regiões, as células responsáveis pela cor de nosso corpo. É quando surgem as manchas brancas.

Certamente o caso mais famoso foi do cantor pop Michael Jackson.

O que causa vitiligo?

O vitiligo pode ser desencadeado por algum trauma ou estresse, que pode ser tanto físico como emocional. No entanto, apenas pessoas com pré-disposição genética acabam desenvolvendo a anomalia.

Uma forma de saber dessa pré-disposição é conferir o histórico familiar, isto é, verificar se alguém na família manifestou esse transtorno no passado.

Quais são os riscos provocados pelo vitiligo?

Sem dúvida a parte mais conhecida da doença são as manchas que gera na pele provocando contraste que pode causar desconforto visual, o que costuma abalar a autoestima dos afetados.

Contudo, há pessoas que se adaptam bem a essa nova condição e passam até a apreciar as manchas. No geral, os portadores do transtorno acabam se acostumando e seguindo com a vida.

Mas o maior problema é a parte estética? Se é o maior problema isso vai depender do indivíduo, mas certamente não é o único problema que o vitiligo causa.

A destruição de melanina em algumas partes do corpo é prejudicial à pele não só pela perda da cor, mas por deixá-la muito sensível. A melanina atua como uma espécie de camada de proteção, sem ela a pele fica mais vulnerável.

Se todas as pessoas já têm que tomar cuidado com a poluição do dia a dia, os resíduos de maquiagem e a exposição solar, pessoas com vitiligo precisam redobrar esses cuidados, pois estão mais sujeitas a desenvolver outros problemas de pele que podem ser mais graves.

Para garantir maior proteção, pessoas com vitiligo usam produtos específicos focados em suas principais necessidades.

Melhores produtos para pele com vitiligo

Cuidados diários de pessoas com vitiligo

Antes de seguirmos para a parte dos melhores produtos para pele com vitiligo, veja alguns cuidados que uma pessoa com o transtorno não pode abrir mão.

Protetor solar

O protetor solar tem que ser item obrigatório da bolsa de qualquer pessoa com vitiligo. Se virar a bolsa no chão, a primeira coisa a cair tem que ser o protetor. A pele branca é muito sensível à luz solar. Pode ficar vermelha e arder facilmente.

Evitar atrito

Nada de lutar UFC ou praticar a vera algum esporte de contato. Traumas nas áreas manchadas podem gerar lesões ásperas e descamativas. Tem que se evitar a todo custo cortes, machucados e ralados.

Fatos e fakes

Como em todos os assuntos, há algumas lendas que circulam há algum tempo. Veja algumas delas.

Vitiligo é contagioso

Fake. Essa doença não é contagiosa e as pessoas podem entrar em contato sem risco algum com os portadores dessa enfermidade.

Pessoa com vitiligo pode tomar sol sem proteção

Fake.  De forma nenhuma.

Vitiligo tem cura

Fato, mas com um pouco de fake. Alguns casos de vitiligo tem cura. É possível controlar o crescimento das manchas e alguns dermocosméticos conseguem recuperar a cor natural da pele, mas cada caso tem que ser avaliado por um especialista.

Melhores produtos para pele com vitiligo

Veja uma breve lista que preparamos de melhores produtos para pele com vitiligo.

Pigmerise creme

Iniciando a lista de melhores produtos para pele com vitiligo, a pomada Pigmerise pode ser passada em áreas naturalmente sensíveis, como boca, região dos olhos e região genital.

A sua fórmula não contém álcool, é um fitocomplexo natural que estimula a proliferação de melanócitos que se localizam profundamente na epiderme.

É um creme eficaz com ou sem uso de exposição à radiação UV.

Um estudo conduzido na Itália revelou que 80% dos pacientes com vitiligo que receberam o creme, acompanhado de sessões semanais de fototerapia, tiveram repigmentação de 76% a 100%.

Pomada de vitiligo de mamacadela

Há várias marcas com pomadas baseadas na erva medicinal mamacadela, popularmente conhecida como mamica-de-cadela, planta típica do cerrado brasileiro.

Essa planta é muito utilizada no tratamento de doenças de pele em razão do princípio ativo bergapteno.

Ela é capaz de promover a repigmentação da pele por ter forte ação fotossensibilizante.

Por isso, as pomadas que usam das qualidades dessa erva são utilizadas como complementos em tratamento de vitiligo.

Creme para vitiligo (HMS Natural)

Fechando a lista de melhores produtos para pele com vitiligo, outro creme que é usado no tratamento de vitiligo. É composto de elevadas concentrações de alcaloides, óleos voláteis e derivado de Black pepper.

Esse creme ajuda a aumentar a dispersão da melanina, levando ao escurecimento dos melanóforos.

Ele também é útil para reduzir dores e inflamações.

Para se beneficiar de seus efeitos é preciso apenas aplicar uma fina camada à noite, que seja suficiente para cobrir a extensão total da mancha. Pela manhã, entretanto, é preciso lavar bem o local.

Para usar outros produtos cosméticos, é recomendado aguardar o intervalo de 20 minutos.

Gostou deste conteúdo sobre melhores produtos para pele com vitiligo? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *