Para que serve o sabonete neutro? Entenda

Para que serve o sabonete neutro?

Com certeza, um dos melhores momentos do nosso do dia é o banho. Afinal, além de ajudar a relaxar depois de um dia de rotina, ele ajuda a manter aquela sensação única de limpeza e autoestima pessoal. Nesse aspecto, ao pensar nos cuidados com a pele, você já deve ter pensado para que serve o sabonete neutro.

Nesse sentido, além de todos os benefícios que os melhores produtos podem oferecer, você também precisa se perguntar como ele pode contribuir para sua pele e corpo. Até por que é essencial investir apenas em sabonetes que são adequados para seu tipo de pele.

Para ajudar nesse processo de análise, criamos este artigo sobre o emprego, uso adequado e para que serve o sabonete neutro. Aliás, são várias linhas e marcas que oferecem soluções eficientes para uma higiene saudável e segura. Enfim, seja qual for seu tipo de pele, as informações a seguir podem ser essenciais para seu momento relax virar um tradicional banho de beleza.

Relacionados:

Tipos de sabonete para cada tipo de pele

Antes de saber para que serve o sabonete neutro, você é útil ter informações relevantes e referentes aos tipos de pele, bem como quais os cuidados que cada uma exige. Nesse sentido, temos algumas dicas fundamentais sobre qual produto você deve comprar. Para tanto, confira a seguir qual sabonete combina melhor com qual tipo de pele.

Para você, que tem pele oleosa

Como característica, este tipo de pele pode apresentar mais cravos. Assim, indicamos o uso de sabonete que são eficazes na remoção da oleosidade cutânea, a exemplo de sabonetes neutros feitos com ácido salicílico, enxofre e extratos vegetais.

Para que serve o sabonete neutro para peles secas?

Neste caso, a cútis costuma ter mais rugas, inflamações e uma certa escamação. Assim sendo, você precisa investir em sabonetes hidratantes. Ou seja, o produto precisa ter emolientes como a glicerina e bepantenol, além das linhas à base manteigas e óleos.

O sabonete para uso íntimo

Nas áreas íntimas, é fácil imaginar para que serve o sabonete neutro. Até porque ele precisa ter um pH apropriado para cuidar da flora genital, visto que essa característica garante menos agressividade local. No entanto, vale salientar que esse tipo de produto precisa ter aplicação apenas na área exterior do genital, evitando áreas como rosto e corpo.

Produtos para peles mais sensíveis

Por ser uma pele que tende a ficar irritada, vermelha e até escamar, indicamos que você invista no uso de sabonetes que não apresentem fragrância alguma. Nestas formulações, aposte em compostos à base de glicerina, desde que elas sejam inodoras, claro.

Para que serve o sabonete neutro no caso da pele mista?

Aqui, é claro que as dúvidas são mais comuns. No entanto, saiba que essa é uma pele de transição que está localizada em regiões como testa e nariz, costumando até serem mais oleosas que demais locais do corpo. De qualquer forma, fique tranquila, pois essa pele tende a ter ótima adaptação a qualquer tipo de sabonete.

Evite o uso de esponjas ao aplicar sabonetes neutros

Parece exagero, mas você deve evitar a esponja nos tratamentos cutâneos com sabonetes neutros, visto que ela costuma que agredir muito a pele. Nesse sentido, basta lembrar que apenas o sabonete pode ter agressividade para isso. Além do mais, o uso de esponjas pode potencializar esses processos e ainda acabar com o efeito hidratante do produto.

Para que serve o sabonete neutro?

E o pH?

Se você ainda não sabe, o fator de pH de uma pele pode chegar a 14. Sendo assim, quanto mais perto do 0, mais ácido ele é. Por outro lado, valores perto do 14 é sinal de que seu sabonete é alcalino demais. Em termos leigos, o pH de uma cútis gira em torno dos 5,5.

Dessa forma, se sua pele ressacada ou é sensível, indicamos sabonetes neutros que apresentem fatores mais próximos. Como outra indicação, invista em produtos cremosos e líquidos, já que produtos em barra tendem a ter seu pH alcalino demais. Contudo, eles são muito indicados para uma higiene corporal.

Relacionados:

Para que serve o sabonete neutro antibacteriano?

Apesar de o nome parecer muito útil para a saúde da pele, ele não deve ser usado regularmente. Até porque sua indicação é ideal para a preparação para procedimentos cirúrgicos, casos de inflamações e foliculite ou peles muito oleosas. Enfim, ainda é muito indicado para melhorar a higiene das mãos de crianças.

Afinal, para que serve o sabonete neutro?

Agora que você viu que existem vários tipos de pele, é sempre saber que sempre existirá um sabonete neutro disponível para você no mercado. Contudo, lembre-se também de que cada produto ou linha pode possuir características diferenciadas.

Em primeiro lugar, a função básica desses produtos é a de limpar, mas você precisa analisar o já citado nível de pH de cada um. Ou seja, ao analisar para que serve o sabonete neutro, confira se ele contém ingredientes como hidratantes, emolientes e óleo vegetais.

Mantendo a pele sempre purificada e limpa

Finalizando nosso artigo sobre para que serve o sabonete neutro, saiba um produto de qualidade é essencial para a remoção de impurezas cutâneas, mas de forma suave e delicada, sem modificar a acidez local ou ressecar área.

Além do mais, a aplicação de sabonetes de ação neutra é muito indicada para você que tem a pele oleosa, pois ele fundamental na remoção de sebo da pele. Ainda assim, vale salientar que se você tem esse tipo de pele, precisa evitar sabonetes ricos em hidratantes. Neste caso, nossa indicação é fazer apenas uma higienização local de apenas uma vez ao dia. Porém, cuidado com o temível efeito rebote.

Ou seja, evite lavar demais sua face. Afinal, agora que você sabe para que serve o sabonete neutro, até mesmo produtos como esses podem trazer danos e prejudicar a saúde da sua cútis. Em outras palavras, esse processo de limpeza pode gerar perdas significativas de sebo, que é um mecanismo natural do nosso corpo para proteger as glândulas sebáceas e evitar uma produção maior de oleosidade.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *