Categorias
Cuidados

Esfoliante caseiro: 4 receitas para você experimentar

Para quem quer cuidar corretamente da pele, aprender a fazer um esfoliante caseiro não pode faltar. Entretanto, é preciso ter cuidado com a escolha dos ingredientes que são usados na receita, além de se certificar para qual parte do corpo ela é indicada.

Confira os benefícios da esfoliação e aprenda as melhores receitas para o corpo, rosto, lábios e pés!

Benefícios da esfoliação

A esfoliação traz diversos benefícios para a pele, já promove a sua renovação celular. Usar um esfoliante caseiro ajuda limpar profundamente a pele, estimular a circulação sanguínea na região e desobstrui os poros, evitando assim o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, a esfoliação ameniza e previne rugas e linhas de expressão, suaviza a pele, tonalizada e a uniformiza, além de potencializar o seu poder de absorção e diminuir a oleosidade.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados ao fazer a esfoliação para que você possa usufruir de todos os seus benefícios. Em primeiro lugar, a recomendação é que a esfoliação seja feita no rosto uma vez por semana e uma vez a cada 15 dias no corpo. Aumentar a frequência pode irritar a pele, aumentar a sua oleosidade, além de machucar e manchá-la.

Por outro lado, também é importante estar atento a receita do seu esfoliante caseiro. Lembre-se que a pele do rosto é bem mais fina que a do corpo, por isso o esfoliante deve ser mais suave para a região. Ademais, não é preciso aplicar muita força no ato da esfoliação. Movimentos circulares e suaves são o ideal para manter a pele saudável!

Para te ajudar, separamos as receitas certas para cada parte do corpo. O melhor é que elas podem ser feitas agora mesmo, com os ingredientes que você tem em casa!

Esfoliante caseiro para o rosto

Levando em consideração que a pele do rosto é delicada, precisamos usar ingredientes que farão uma esfoliação suave. Por isso, usar açúcar mascavo é a opção menos agressiva. Além de promover a renovação celular, ele facilita a absorção de nutrientes e deixa a pele mais suave e brilhante.

Para fazer um esfoliante caseiro natural, misture uma colher se sopa de açúcar mascavo, uma colher se sopa de mel e um pouco de sabonete líquido específico para o seu tipo de pele. Logo em seguida, massageie o rosto com movimentos circulares, em especial as regiões onde você tiver mais cravos. Por último, enxágue com água corrente e passe um hidratante facial!

É importante ressaltar que, se você tem machas ou espinhas inflamadas, a esfoliação não é recomendada. O melhor é procurar um dermatologista para que ele te indique o melhor tratamento!

Esfoliante caseiro para o corpo

Semelhantemente, o açúcar pode ser usado em uma receita de esfoliante corporal caseiro. Nesse caso, como a pele do corpo é mais grossa e precisa de mais hidratação, pode ser usado o açúcar refinado.

Para essa receita você vai precisar de:

  • 100g de açúcar
  • ½ xícara de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de hidratante

Prepara esse esfoliante é bem fácil: basta colocar todos os ingredientes em um recipiente, misturar e depois aplicar sobre a pele com movimentos circulares. Para aproveitar as propriedades hidratantes do óleo de coco, aguarde alguns minutos antes de enxaguar. Para finalizar, passe o seu hidratante corporal favorito.

Em contrapartida, se você não tiver óleo de coco em casa, poderá misturar apenas o açúcar refinado ao seu creme corporal. Serão necessárias cerca de 5 colheres de açúcar e 5 colheres de hidratante corporal. Na hora da aplicação, não se esqueça de massagear a pele com delicadeza. Como resultado, sua pele ficará hidratada e extremamente macia!

Esfoliante caseiro

Esfoliante caseiro para os lábios

A esfoliação dos lábios, assim como a de qualquer parte do corpo, tem o poder de eliminar as células mortas, renovar a pele, deixar a região mais macia e deixa-la com um aspecto mais uniforme. De fato, isso fará com que o batom fique muito mais bonito.

Entretanto, se os seus lábios estiverem muito ressecados ou feridos, o melhor é tentar recuperar a pele antes de usar um esfoliante caseiro. Para isso, faça uso dos lip balms até que os lábios se regenerem.

Por outro lado, se não lábios estão saudáveis, mas você quer deixá-los ainda mais macios, essa receita é a ideal. Para fazer um esfoliante labial caseiro, basta misturar meia colher de café de azeite e meia colher se café de açúcar mascavo. Logo depois, massageie os lábios com o dedo fazendo movimentos circulares. Por fim, enxágue os lábios e seque-os. Para finalizar, passe um lip balm!

Esfoliante caseiro para os pés e mãos

As mãos e pés merecem tanta atenção como qualquer outra parte do corpo. Por isso, separamos uma receita especial para região. Levando em consideração que a pele do pé e da mão é mais grossa, podemos usar um esfoliante caseiro mais abrasivo na região.

Para isso, misture 1 colher de açúcar refinado ou cristal, 1 colher de mel, 1 colher de gengibre em pó e 3 colheres de óleo de amêndoa. Misture todos os ingredientes em um recipiente até que forme uma pasta. Em seguida, aplique o esfoliante por todo o pé e mão com movimentos rápidos e circulares, dando ênfase nas partes mais ásperas. Para finalizar, enxágue com água morna e aplique um hidratante.

Se quiser potencializar o efeito da esfoliação, poderá fazê-la a noite. Depois de retirar o produto, aplique um hidratante e coloque uma meia para dormir. Assim, pela manhã seus pés estarão super macios!

Considerações finais

De fato, a esfoliação pode fazer milagres com a sua pele. Entretanto, não se esqueça que ela também pode ter o efeito contrário. Para evitar qualquer contratempo, evite receitas muito abrasivas e não aplique força nos movimentos. Além disso, fique de olhos nos ingredientes das receitas! Esqueça as receitas com ingredientes muito ácidos ou agressivos, como limão e sal. Esses componentes podem machucar, irritar ou até queimar a pele.

Por fim, não se esqueça de hidratar a região depois da esfoliação. Seguindo essas dicas, sua receita de esfoliante caseiro será um sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *