O caminho para ter uma pele viçosa, macia e linda passa por escolher o melhor esfoliante para o corpo.
Contudo, fazer tal escolha nem sempre se trata de algo simples, pois se precisa ter um bom conhecimento sobre o seu tipo de pele e o que ela precisa para ser renovada.
Com a informação em mente, o processo de escolha sem dúvida fica facilitado. No entanto, existem vários produtos esfoliantes no mercado, vários de boa qualidade, mas com fórmulas e qualidades diferentes.
Além disso, usar a lógica de investir no mais caro não serve, pois a variedade mencionada impossibilita a garantia de eficiência desse filtro.
O melhor esfoliante precisa unir qualidade, o que muitas vezes envolve preço, e componentes químicos apropriados à necessidade de sua pele. Componentes que também exercem influência no preço, sejam para mais ou para menos.
Portanto, a melhor saída é estudar antes de sair às compras. Saber sobre quais os principais critérios a se adotar para identificar qual o melhor esfoliante para o seu tipo de pele.
Abaixo, passamos as principais dicas para acertar em cheio no seu investimento. Prossiga na leitura!
O que é esfoliante?
Antes de seguirmos para as dicas para identificar o melhor esfoliante, cabe explicar o que é esfoliante para não haver qualquer equívoco sobre o produto a se adquirir.
Esfoliante é um produto com propriedades abrasivas que descamam a pele. A pessoa que passa o produto no corpo sente a pele arder por alguns minutos, mas o desconforto é tolerável.
O renovar da pele se trata do principal objetivo do produto. Ele remove as células mortas, sujeiras e outros resíduos acumulados. Ao fazer a remoção, o sistema de regeneração natural da pele começa a agir para repor o tecido inutilizado.
Contudo, como o efeito abrasivo precisa ser baixo para não danificar demais a pele e machucar as pessoas, a remoção é superficial, modesta.
Por isso precisa-se aplicar o produto mais de uma vez. Dependendo do tipo de pele e da necessidade, mais de uma vez na semana. Em outros casos, basta apenas uma aplicação por semana.
Há esfoliante químico e físico. O químico trata-se de uma substância líquida aplicada diretamente no corpo. O físico, geralmente, um creme ou gel.
Entendendo o corpo e a pele
Como dito antes, para escolher o melhor esfoliante faz-se necessário ter conhecimento sobre a própria pele. No entanto, independente de qual tipo de pele tenha, deverá ter cuidado para aplicar o esfoliante em determinadas partes do corpo.
Por exemplo, a região das coxas costuma ser um local de maior sensibilidade da pele. A dosagem do produto a ser aplicada, portanto, deve ser menor.
Pele sensível pede esfoliante com granulas bem pequenas e delicadas. São as granulas que causam o efeito abrasivo, o toque áspero na pele. Portanto, quanto mais pequenas e delicadas, menor será o seu efeito, a sua agressividade na pele.
Sem dúvida o tipo mais recomendado para peles sensíveis.
Pele seca pede esfoliantes que sejam à base de óleos. Destaque para óleo de avelã e principalmente o de coco.
Já peles mais oleosas necessitam de esfoliação ao menos uma vez por semana. Os melhores esfoliantes para esse tipo de pele são os baseados em café junto a outros ingredientes refrescantes. Por exemplo, hortelã e gengibre. Uma alternativa é o esfoliante em gel.
Escolhendo o melhor esfoliante
Passado algumas dicas sobre a pele e partes sensíveis do corpo, segue agora algumas dicas diretamente relacionadas à escolha do produto. Confira!
Invista em uma boa marca
Preço não é o fator determinante para a qualidade ou adequação de um produto as suas necessidades. Contudo, uma marca de bom prestígio na praça sem dúvida eleva as chances de se adquirir um produto superior.
Por isso, opte sempre pelas melhores marcas e caso não conheça uma pesquise para formar opinião.
Sinta o aroma
Por melhor quem um produto seja, se não tiver um aroma que seja de seu agrado seu consumo será mais complicado.
Não estamos nem falando dele ter um cheiro ruim indiscutivelmente, mas o de ter uma fragrância que contenha algo que não seja de seu agrado, pois isso pode acontecer.
Quem nunca foi sedento ao pote e viu que tinha um ingrediente que não tolera? A decepção é certa. Por outro lado, sem dúvida um bom aroma se mostra um ótimo cartão de visita para qualquer produto.
No entanto, independente de preferência, algumas regrinhas devem ser observadas. Por exemplo, se o esfoliante for usado para o dia a dia, o mais indicado é que tenha aroma suave.
Mas se a intenção for ter um esfoliante para passar quando estiver em casa, o melhor são os aromas como mel, camomila e flores. Esses cheiros certamente proporcionam tranquilidade, uma sensação aconchegante.
Para ocasiões especiais, encontros especiais, em festas ou com os amigos, os aromas doces e intensos se destacam.
No entanto, claro que você deve levar em consideração o seu gosto, as suas preferências na hora de escolher o produto pelo aroma e as ocasiões que pretende usá-lo.
Confira o custo-benefício
Outro critério para levar em conta é o custo benefício. E como medi-lo? Leve em conta o preço que está pagando e a quantidade do produto que vem na embalagem. Compare com marcas equivalentes em termos de reputação.
Também deve ser avaliado se o produto se adéqua a seu tipo de pele e se causa o efeito esperado. Às vezes vale mais você investir em uma marca menos conhecida, mas que teoricamente atenda a todos os seus critérios do que investir em uma marca famosa que não atenderá as suas necessidades.
Claro que o preço acaba tendo peso decisivo quando há uma indecisão. Contudo, não pense que marcas menos conhecida sempre levam vantagem nesse aspecto.
Há produtos de grandes empresas que além de entregarem qualidade e resultados, são comercializados a preços bem competitivos.
Algumas das marcas mais famosas que certamente podem te fornecer o seu melhor esfoliante:
- Natura;
- Avon;
- Nivea;
- Avanti.
Gostou deste conteúdo sobre o melhor esfoliante? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e opinião são muito importantes para nós. Faz toda a diferença! Leia mais conteúdo relacionado no Rotina de Skincare.