Categorias
Uncategorized

Rotina de skincare: o guia completo para ficar linda e jovem

Você também tem vontade de aderir à tendência #nomakeup, mas não sente que a pele está iluminada e com viço o suficiente para sair plena por aí? Ter uma pele bem cuidada é essencial para pode ficar livre dos delineadores, bases e corretivos e tudo o que marca a cútis.

Para isso, acertar na rotina de skincare ideal para o seu tipo de pele (normal, seca, oleosa ou mista) é fundamental. Afinal, agora, as maquiagens mais leves, com séruns iluminadores, estão super em alta. A pele com glow ajuda a realçar a beleza natural da mulher, o que pede cuidados diários e específicos na rotina beauté.

Mas com tantos produtos, tratamentos estéticos e receitas caseiras para turbinar a saúde da derma, como montar a rotina de skincare perfeita para você? O primeiro passo é procurar um dermatologista para conhecer melhor o seu tipo de pele. Depois, é preciso ficar de olho nos nutrientes necessários para, só então, criar hábitos diários, semanais e mensais para manter a cútis sempre bem cuidada.

Quer saber qual é a rotina de skincare ideal para o seu caso? Confira o guia completo que nós preparamos para você a seguir e comece agora mesmo a ter uma pele mais linda, jovem e saudável!

O que é uma rotina de skincare? Por que montar uma?

Rotina de skincare

O termo em inglês “skincare” quer dizer “cuidados com a pele”. Sendo assim, quando se fala em começar uma rotina de skincare, estamos falando simplesmente de montar um cronograma de cuidados diários com a derma, que deverá variar de acordo com o tipo de pele de cada pessoa.

Nessa rotina, estão os tratamentos mais comuns e recomendados por dermatologistas, tais como hidratação, nutrição, limpeza e esfoliação. Obviamente, para estes cuidados, é preciso acertar na escolha dos melhores produtos indicados para cada pele, que são fundamentais para conseguir manter a pele saudável e bonita por mais tempo.

Tipos de pele: descubra qual é o seu

Rotina de skincare

Antes de montar a sua rotina de skincare, o primeiro passo fundamental é identificar qual é o seu tipo de pele, que pode ser seca, oleosa ou mista. Para isso, o mais indicado é procurar um médico dermatologista para fazer uma avaliação.

No entanto, observando bem o seu rosto na frente do espelho por uns minutos, é possível perceber algumas características que podem ajudá-la a reconhecer qual é o seu. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) determina que existem quatro tipos de pele:

Normal

Trata-se de uma pele saudável, que produz gordura em quantidade adequada, sendo nem muito oleosa e nem muito ressecada. Normalmente, esse tipo de pele possui uma textura aveludada, sem excesso de brilho e poros pouco visíveis.

Seca

Uma pele seca refere-se àquela que sofre com muito ressecamento, isto é, se caracteriza por muita perda de água, não conseguindo reter o volume necessário para manter o seu viço.

Como regra geral, esse tipo de problema é ocasionado pela produção reduzida de lipídios pela cútis, o que significa, consequentemente, uma menor produção de sebo também.

Entre as principais características de uma pele seca está a tendência a vermelhidão e descamação, além do surgimento de fissuras e linhas de expressão.

Rotina de skincare

Oleosa

Ao contrário da pele seca, a pele oleosa tende a produzir muito sebo, o que ocasiona em um aspecto espesso e brilhante.

Os poros costumam ser dilatados e, portanto, há a maior propensão também ao aparecimento acnes, espinhas e cravos.

Mista

Por último, a pele do tipo mista, como o nome já entrega, tem a ver com uma derma que é meio oleosa e meio seca, ao mesmo tempo. Esse é o tipo de pele mais comum entre a população.

Ela se caracteriza por ser oleosa na chamada “zona T” (testa, nariz e queixo), apresentando problemas como poros dilatados e produção excessiva de sebo (podendo, inclusive, dar origem às acnes), mas, ao mesmo tempo, é seca nas regiões das bochechas e extremidades do rosto.

Como começar uma rotina de skincare? Aprenda passo a passo

Rotina de skincare

Seja qual for o seu tipo de pele, os fatores que a caracterizam podem ser genéticos, ou seja, quando a pessoa já tem histórico na família de alguém com as mesmas características, ou pela falta de cuidados no dia a dia, que vão variar de uma para outra.

Em todo o caso, para começar a rotina de skincare certa, é preciso adotar alguns hábitos que são comuns à qualquer tipo de cútis, recomendados por todos os dermatologistas, dentre eles, limpeza, esfoliação, nutrição e hidratação.

A única coisa que vai mudar é a frequência desses tratamentos em cada caso. Além disso, é preciso dividir essa rotina de cuidados com a pele em duas etapas: manhã e noite. Se não puder nos dois períodos, escolha pelo menos um.

Confira, a seguir, como começar uma rotina de skincare passo a passo, de acordo com o seu tipo de pele:

Rotina de skincare para pele normal

Rotina de skincare

Apesar de a pele normal ser saudável e não apresentar problemas, é preciso cuidar bem todos os dias para que ela continue assim. Confira quais são eles:

Toda manhã

  • Passo 1 – Limpeza: Higienize a sua pele sempre ao acordar usando um sabonete suave e específico para a região do rosto. Lembre-se também de comprar o que é mais indicado para peles normais. Depois de lavar e enxaguar o rosto, enxugue-o utilizando uma toalha macia e felpuda.
  • Passo 2 – Hidratação: O próximo passo é hidratar bem a sua pele, tratamento que terá a função de prevenir o envelhecimento precoce e a deixa sempre nutrida e macia. Para isso, mais uma vez, você deverá comprar um hidratante para o rosto recomendado para peles normais.
  • Passo 3 – Proteção solar: O protetor solar é essencial e deve ser usada diariamente, mesmo no caso de quem só sai no sol esporadicamente, como na hora do almoço, para ir ao trabalho ou correr na rua. Para isso, segundo dermatologistas, é preciso que ele tenha, no mínimo, FPS 30, e deve ser reaplicado a cada duas horas, especialmente em pessoas que ficam muito tempo expostas à luz solar ou mesmo artificial.
  • Passo 4 – Anti-idade: Após esses passos, também é preciso aplicar um bom cosmético anti-idade, no caso de quem tem a partir de 25 anos de idade. Esse produto ajudará a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e linhas de expressão. A melhor opção de antioxidante para ajudar nessa missão é a vitamina C.

Toda noite

  • Passo 1 – Limpeza: A higienização da pele ao fim do dia, mesmo que você tenha ficado em casa, também é fundamental. Afinal, a nossa derma também absorve poluição e impurezas mesmo sem estarmos na rua. Repita a mesma limpeza que você fez ao acordar.
  • Passo 2 – Hidratação: Apostar no hidratante facial à noite servirá para proteger a pele do envelhecimento noturno. Caso a sua pele já esteja madura ou quase madura (a partir dos 25 anos), é necessário fazer uso de cosméticos com ação anti-idade também antes de dormir.
  • Passo 3 – Nutrição: À noite, é o momento de repor os nutrientes perdidos pela pele ao longo do dia. Para isso, depois de hidratar a pele, é necessário usar produtos nutritivos, de acordo com o seu tipo de pele e, de preferência, de absorção profunda, para que os ativos sejam absorvidos pela derma durante a noite.
  • Passo 4 – Anti-idade: Após esses passos, também é preciso aplicar um bom cosmético anti-idade, no caso de quem tem a partir de 25 anos de idade. Esse produto ajudará a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e linhas de expressão. A melhor opção de antioxidante para ajudar nessa missão é a vitamina C.

Rotina de skincare para pele seca

Rotina de skincare

Uma pele ressecada sofre com a falta de água e sebo, problemas ocasionados, por sua vez, pela ausência de lipídios. Por isso, entre os cuidados que você precisa ter na rotina de skincare ideal estão evitar tornar essa escassez ainda maior. Confira:

Toda manhã

  • Passo 1 – Limpeza: Apesar de parecer o contrário, peles secas também precisam de muita limpeza, já que estão expostas aos mesmos agentes externos, como poluição e poeira. Portanto, você também deve lavar o rosto sempre ao acordar, de preferência, usando um sabonete mais suave, que não tenham função de esfoliação, pois este pode “roubar” a oleosidade natural da sua pele, tornando-a ainda mais ressecada.
  • Passo 2 – Hidratação: Manter a hidratação desse tipo de pele é um ponto crucial para combater o ressecamento. Esse tratamento vai ajudar a garantir a sua elasticidade, o que é muito difícil em cútis secas. Por isso, hidrate diariamente a sua pele usando um hidratante facial específico para peles secas.
  • Passo 3 – Proteção solar: O protetor solar tem o uso obrigatório em todos os tipos de pele. No entanto, no caso da pele seca, ele vai ter uma função a mais. Além de proteger a derma dos raios solares, ele ainda vai promover mais hidratação. Em todo o caso, uma dica valiosa é ter sempre na bolsa uma água termal. Assim, caso sinta a cútis ressecada, basta borrifar um pouco no rosto.
  • Passo 4 – Anti-idade: Após esses passos, também é preciso aplicar um bom cosmético anti-idade, no caso de quem tem a partir de 25 anos de idade. Esse produto ajudará a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e linhas de expressão. A melhor opção de antioxidante para ajudar nessa missão é a vitamina C.

Toda noite

  • Passo 1 – Limpeza: Assim como nos demais tipos de pele, a limpeza de uma derma seca deve ser feita também à noite, diariamente, para remover a poluição que acumula nos poros ao longo do dia. Repita o mesmo processo de higienização que fez pela manhã.
  • Passo 2 – Hidratação: Hidratar mais uma vez a pele ao dormir vai garantir que ela fique protegida e sempre nutrida, mesmo durante o sono. Faça a hidratação religiosamente neste período.
  • Passo 3 – Nutrição: À noite, é o momento de repor os nutrientes perdidos pela pele ao longo do dia. Para isso, depois de hidratar a pele, é necessário usar produtos nutritivos, de acordo com o seu tipo de pele e, de preferência, de absorção profunda, para que os ativos sejam absorvidos pela derma durante a noite.
  • Passo 4 – Anti-idade: Após esses passos, também é preciso aplicar um bom cosmético anti-idade, no caso de quem tem a partir de 25 anos de idade. Esse produto ajudará a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e linhas de expressão. A melhor opção de antioxidante para ajudar nessa missão é a vitamina C.

Rotina de skincare para pele oleosa

Rotina de skincare

Uma pele oleosa sofre com o excesso de oleosidade e brilho durante todo o dia, além de poros dilatados, o que pode ocasionar o surgimento de acnes. Por isso, confira, a seguir, quais são os hábitos que você precisa incluir a partir de agora na sua rotina de skincare para cuidar bem da sua derma e deixá-la mais saudável e bonita por mais tempo:

Toda manhã

  • Passo 1 – Limpeza: Peles oleosas produzem oleosidade até mesmo durante o sono. Por isso, especialmente nestes tipos de pele, é necessário apostar em uma limpeza diária pela manhã usando sabonetes específicos para pele oleosa, que são um pouco mais abrasivos. A dica aqui é para que se evite receitas caseiras, esfoliações ou massagens vigorosas, pois, além de não ser possível eliminar de uma vez a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, fazer isso ainda pode causar o temido efeito rebote e fazê-las trabalhar mais para repor o sebo que você tentou remover.
  • Passo 2 – Hidratação: Ao contrário do que pessoas com esse tipo de pele acham, peles oleosas também devem também apostar na hidratação da derma diariamente. É claro que, neste caso, é fundamental apostar em um hidratante para o rosto específico, que deve ser menos emoliente.
  • Passo 3 – Proteção solar: Assim como no caso de todos os tipos de pele, peles oleosas também devem aplicar protetor solar diariamente. No entanto, o que vai mudar é o tipo de produto, que deverá ser oil free, isto é, sem a adição de ingredientes oleosos em sua fórmula.
  • Passo 4 – Anti-idade: Após esses passos, também é preciso aplicar um bom cosmético anti-idade, no caso de quem tem a partir de 25 anos de idade. Esse produto ajudará a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e linhas de expressão. A melhor opção de antioxidante para ajudar nessa missão é a vitamina C.

Toda noite

  • Passo 1 – Limpeza: À noite, peles oleosas devem ser higienizadas com água micelar.
  • Passo 2 – Hidratação: Já para garantir uma boa hidratação antes de dormir, uma dica é apostar em um sérum, que tem absorção profunda, mas uma textura bem leve e suave.
  • Passo 3 – Nutrição: À noite, é o momento de repor os nutrientes perdidos pela pele ao longo do dia. Para isso, depois de hidratar a pele, é necessário usar produtos nutritivos, de acordo com o seu tipo de pele e, de preferência, de absorção profunda, para que os ativos sejam absorvidos pela derma durante a noite.
  • Passo 4 – Anti-idade: Após esses passos, também é preciso aplicar um bom cosmético anti-idade, no caso de quem tem a partir de 25 anos de idade. Esse produto ajudará a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e linhas de expressão. A melhor opção de antioxidante para ajudar nessa missão é a vitamina C.

Rotina de skincare para pele mista

Rotina de skincare

A pele mista, como você já sabe, precisa dos tratamentos tanto específicos para pele oleosa quanto para pele seca. Pode parecer um pouco mais difícil de cuidar, mas alguns hábitos podem ajudar. Veja, a seguir, a rotina de skincare para pele mista ideal:

Toda manhã

  • Passo 1 – Limpeza: Como a pele mista possui partes mais secas e outras mais oleosas, o ideal é limpá-la com sabedoria, escolhendo um sabonete que não seja tão abrasivo. Este produto vai ajudar a remover a oleosidade sem agredir a derma.
  • Passo 2 – Hidratação: Mais uma vez, hidratar a pele é importante aqui. E, por mais que peles mistas possuam um pouco de sebo, o ideal é usar um hidratante facial específico para elas.
  • Passo 3 – Proteção solar: Da mesma forma, é preciso usar um protetor solar específico para peles mistas, que irá protegê-las diariamente dos efeitos nocivos dos raios solares, evitando o envelhecimento precoce, manchas e até o câncer. Assim como no caso das peles oleosas, o protetor solar mais indicado para esse tipo de pele é o oil free, ou seja, com fórmula não-oleosa.
  • Passo 4 – Anti-idade: Após esses passos, também é preciso aplicar um bom cosmético anti-idade, no caso de quem tem a partir de 25 anos de idade. Esse produto ajudará a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e linhas de expressão. A melhor opção de antioxidante para ajudar nessa missão é a vitamina C.

Toda noite

  • Passo 1 – Limpeza: A limpeza de uma pele mista deverá ser feita como na primeira parte do dia, usando um sabonete específico e menos abrasivo. Não pule esta etapa, principalmente se você usa maquiagem no dia a dia.
  • Passo 2 – Hidratação: Pode seguir o mesmo passo da hidratação feita pela manhã.
  • Passo 3 – Nutrição: À noite, é o momento de repor os nutrientes perdidos pela pele ao longo do dia. Para isso, depois de hidratar a pele, é necessário usar produtos nutritivos, de acordo com o seu tipo de pele e, de preferência, de absorção profunda, para que os ativos sejam absorvidos pela derma durante a noite.
  • Passo 4 – Anti-idade: Após esses passos, também é preciso aplicar um bom cosmético anti-idade, no caso de quem tem a partir de 25 anos de idade. Esse produto ajudará a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e linhas de expressão. A melhor opção de antioxidante para ajudar nessa missão é a vitamina C.

Produtos para rotina de skincare indicados para cada pele

Rotina de skincare

É claro que, para conseguir seguir essa rotina de skincare perfeita para cada caso, como ensinamos anteriormente, é preciso saber também quais são os produtos recomendados por dermatologistas para cada tipo de pele.

Por isso, para te ajudar, a seguir, nós listamos os melhores produtos para rotina de skincare para você usar a partir de agora no seu dia a dia e manter a sua cútis sempre linda, jovem e saudável. As marcas citadas a seguir estão entre as mais indicadas por especialistas, por sua eficiência e qualidade. Confira:

Para pele normal

  • Sabonete Líquido Delifresh Organics Lichia Linhaça (Dermage);
  • Hidratante Facial Hidracare AOX FPS 35 (Dermage);
  • Sabonete Derma Complex Iluminador com Vitamina C (Adcos);
  • Loção de Limpeza Facial Clarins Water One-Step Cleanser Skin (Clarins).

Para pele seca

  • Compose Mousse de Limpeza| Dermage (Compose);
  • Skin Plus Espuma Renovadora (Dermatus);
  • Creme Facial La Roche-Posay – Toleriane Sensitive (La Roche-Posay);
  • Complex Up + Creme Revitalizante Facial (Dermatus).

Rotina de skincare

Para pele oleosa

  • Sabonete Líquido Secatriz Salic (Dermage);
  • Effaclar BB Blur Mousse (La Roche-Posay);
  • Tratamento para Acne Clinique Anti-Blemish Solutions Clinical Clearing Gel (Clinique);
  • Solução Micelar Eau de Micellaire Ultra (La Roche-Posay);
  • Bio-Oil Control Gel Creme Seborregulador Noturno (Bioage);
  • Blemish + Age Defense (Skin Ceuticals).

Para pele mista

  • Gel de Limpeza Facial La Roche-Posay – Effaclar Alta Tolerância (La Roche-Posay);
  • Normaderm – Gel de Limpeza Profunda (Vichy);
  • Sabonete Líquido Clinique Liquid Facial Soap Oily Skin (Clinique);
  • Gel Creme Hidratante Facial Neutrogena Oil Free (Neutrogena);
  • Protetor Solar Mat Perfect Fluido Com Cor FPS60 (Avène);
  • Protetor Solar Fluido Com Cor Mineral FPS50 (Avène).

Cuidados semanais e mensais com a pele

Rotina de skincare

Até aqui, você aprendeu que os cuidados diários com a pele, independente do tipo, incluem uma boa limpeza, hidratação, proteção e nutrição. Mas e como ficam aqueles cuidados mais profundos, que geralmente não temos tempo de apostar no dia a dia.

Simples! Seja quais forem as características da sua derma, os cuidados semanais e mensais também são importantes para garantir a sua firmeza e beleza. São eles:

Semanais

  • Esfoliação: Esse tratamento ajuda na renovação celular e promove uma limpeza mais profunda da pele. Esfoliar a pele uma vez na semana vai desobstruir os poros, eliminando a oleosidade excessiva, além de deixar a cútis com mais viço e iluminada.
  • Máscaras de tratamento profundo: Como o nome já diz, esses produtos vão ajudar a promover uma hidratação, nutrição ou renovação celular mais profundas, além de poderem ser compradas para as mais diversas funções, seja para combater a oleosidade, o envelhecimento precoce, clarear a pele, entre outras inúmeras possibilidades disponíveis no mercado de cosméticos.

Mensais

  • Consulta com esteticista:Uma vez ao mês, agende um horário com uma esteticista para fazer um tratamento mais profundo na sua derma. Essa profissional deverá utilizar produtos e tecnologias para fazer uma limpeza mais profunda e remover cravos.
  • Tratamentos estéticos: Peeling, microagulhamento, laser, entre outras técnicas tecnológicas de estética, podem ajudar a manter a sua pele mais saudável e bem cuidada por mais tempo. O ideal é procurar um desses tratamentos, pelo menos, uma vez ao mês. Eles vão estimular a produção de colágeno na cútis, amenizar vasos e manchas, além de promover o rejuvenescimento.

3 dicas para potencializar a sua rotina de skincare

Rotina de skincare

Além de apostar nos tratamentos certos pela manhã e à noite e nos produtos certos para o seu tipo de pele, outra dica na hora de montar uma rotina de skincare é apostar em três truques muito fáceis e básicos para turbinar os cuidados com a derma:

Beba muita água

Quando você ingere bastante água, o seu corpo tende a eliminar mais líquidos do corpo, eliminando a chamada retenção líquida. Sendo assim, a sua pele ficará menos inchada, mais firme e até as acnes podem ir embora, dependendo de cada caso.

Não exagere nos esfoliantes

A esfoliação é uma etapa de cuidados com a cútis muito importante, pois ajuda a remover as células mortas e toda a sujeira acumulada nos poros durante a rotina.

No entanto, esse tratamento não deve ser feito de forma exagerada, pois esfregar demais a pele pode causar irritação e vermelhidão e, no caso de peles oleosas, ocasionar o temido efeito rebote, fazendo a oleosidade aumentar ainda mais.

Quando sentir que a pele está suja ou opaca, a dica é apostar em ácidos, que vão eliminar as células mortas sem agredir a derma. Converse com o seu dermatologista para que ele possa te indicar o melhor ácido para o seu caso.

Cuidado com peles sensíveis

Se a sua pele é do tipo que fica vermelha à toa ou irritada, pode ser que ela esteja na categoria de peles sensíveis, que merecem cuidados redobrados em qualquer rotina e skincare.

E um dos principais é na hora de escolher os produtos certos. A dica, neste caso, é testar os produtos antes de levá-los para casa aplicando pouca quantidade em uma pequena área do rosto, tanto pela manhã quanto à noite, durante três dias. Se notar alguma reação, suspenda o uso.

Gostou de aprender como montar uma rotina de skincare perfeita para o seu tipo de pele? Compartilhe!

Até a próxima!