Categorias
Produtos

Melhor protetor solar: como comprar?

O uso diário de protetor solar é indispensável para qualquer tipo de pele. Mas com tantas variações que existem no mercado atualmente, pode ser difícil saber qual é a opção certa para você. Por isso, veja agora qual o melhor protetor solar e como comprar!

Importância do uso do protetor solar

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que o uso diário de protetor solar oferece muitos benefícios à saúde das pessoas. Entre esses benefícios, um dos mais significativos é a proteção e prevenção contra câncer de pele.

Além disso, com o uso de protetoção solar você consegue tratar e prevenir muitos outros problemas de saúde, como:

  • Melasma;
  • Queimaduras;
  • Prevenção de manchas causadas pelo sol;
  • Envelhecimento precoce.

A ação do protetor protege a pele contra os raios ultravioletas que o sol emite e que são muito danosos à saúde. A exposição ao sol é muito necessária, porém deve ser feita com cuidado e a devida proteção.

Pois bem, a importância do protetor você já sabe. Mas e agora, como escolher o melhor protetor solar para você?

Texturas

Entre as principais características que você precisa analisar para comprar o melhor protetor solar e o que seja ideal para sua pele, é a textura.

Existem opções mais cremosas, outras com toque seco e outras que são oil free. Portanto, conhecer a sua pele é fundamental para encontrar o melhor protetor.

Melhor protetor solar para peles oleosas

Se sua pele for oleosa, o melhor protetor solar indicado para você é aqueles oil free. Isso quer dizer que na composição do produto não há óleos.

Nesses casos, esse tipo de protetor é mais indicado por não proporcionar um aspecto oleoso à pele. Isso é importante, pois se sua pele já produz uma quantidade boa de óleo, se você utilizar um protetor solar com óleo na composição, a pele vai ficar ainda mais brilhante.

E isso pode causar incômodo e fazer com que você não queira usar o protetor solar. Porém, ter a pele oleosa não é um impedimento para utilizar esse produto que é tão importante para a sua. O que é preciso é escolher o correto, que é o oil free.

Além das opções oil free, também existem os protetores com toque seco. Eles são indicados também para peles oleosas. Pois, além são fabricados para oferecem uma sensação de pele sequinha e mais lisa após a aplicação.

Ou seja, depois de aplicar esse tipo de protetor solar, você que tem a pele oleosa não irá sentir o produto grudando e sendo pegajoso.

Melhor protetor solar

Melhor protetor solar para pele seca ou ressecada

Se sua pele é ressecada ou seca, independentemente do motivo, o melhor protetor solar é o cremoso.

Esse tipo de produto vai ter mais substâncias hidratantes em sua composição. Com isso, sua pele vai ficar mais hidratada e com textura melhor.

Portanto, nesse caso, fuja das opções livres de óleo, pois elas não hidratarão sua pele o suficiente enquanto oferecem a proteção solar.

O que precisa ter em um protetor solar

Depois de saber qual tipo de protetor é mais adequado para seu tipo de pele, outra coisa muito importante é prestar atenção no que o protetor solar precisa conter para ser adequado.

Dentro disso, uma das principais coisas que precisa ser levada em consideração para escolher o melhor protetor, é o FPS (Fator Proteção Solar). Afinal de contas, a finalidade é justamente essa, proteger sua pele do sol.

E você já deve ter visto que existem diversos fatores de proteção. Isso pode confundir na hora de comprar, pois não se sabe qual fator é o mais adequado.

Pois bem, para escolher o melhor protetor contra a ação solar é preciso que o produto tenha um FPS de, no mínimo, 30. Esse fator é o que vai proteger contra raios UVB, que são os ultravioletas.

Além dos raios UVB, você também precisa de proteção contra raios UVA. E para saber qual o nível de proteção que o produto oferece contra raios UVA, a forma de medir é com o PPD indicado no produto.

Olhe o rotulo, o ideal é que o PPD seja, no mínimo, 1/3 do FPS. Porém, para encontrar essas duas proteções em um mesmo produto, é preciso que o produto em questão seja de amplo espectro.

Ou seja, existem marcas que somente oferecem proteção contra raios UVA. E outras que somente oferecem para raios UVB. Portanto, o melhor protetor solar vai aquele que oferece amplo espectro e que protege sua pele dos dois tipos de raios solares.

Diferença dos raios UVA e UVB

Pode ser que haja confusão em entender a diferença desses raios. Porém, é preciso falar deles para que você saiba da importância de comprar um protetor solar que seja de amplo espectro. Ou, no mínimo, que compre dois produtos que sejam complementares.

Então, a diferença entre esses raios é a seguinte. Como falado anteriormente, o sol pode causar problemas de pela como câncer, manchas, queimadura, envelhecimento precoce e outras questões.

E é aí que a diferença entre UVA e UVA está. Pois os raios UVB são responsáveis por causar em queimaduras, câncer de pele, alergias e vermelhidões. Isso porque, esse tipo de raio é o que penetra na pele.

Em contra partida, os raios UVB causam envelhecimento precoce e também podem causar câncer.

Portanto, o melhor protetor solar é o que oferece proteção para esses dois raios solares.

Considerações finais

Com todas essas informações você vai poder comprar o melhor protetor solar e o produto que é mais adequado para seu tipo de pele.

O importante é prestar atenção nas características básicas que um protetor deve ter. A partir disso, você pode escolher o que mais se adapta com sua pele.

Além disso, se utilizar um e não gostar, não deixe de utilizar. Experimente outro até que você encontre um que sirva bem ao seu tipo de pele.

E, em geral, é sempre importante consultar um dermatologista. Esse é o profissional indicado para oferecer as melhores opções a sua pele. Assim, com nossas dicas e o auxílio de um dermatologista, você conseguirá comprar o melhor protetor solar para estar mais protegido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *