Categorias
Cuidados

Como esfoliar com café? Quais as indicações e benefícios?

A esfoliação por si só já é capaz de fazer maravilhas pela sua pele. Porém, esfoliar com café traz ainda mais benefícios, já que além de esfoliar o café tem propriedades bastante interessantes para a pele. De fato, o produto tem se tornado bem famoso nas redes sociais!

Para entender como essa bebida pode te ajudar a cuidar da sua beleza, veja a seguir quais os benefícios de usar um esfoliante caseiro feito com café.  Além disso, veja quais as melhores receitas e como usá-las!

Benefícios de esfoliar com café

Esfoliar a pele com café é barato e prático, além de deixa-la incrível. Assim como qualquer tipo de esfoliação, a com café promove a circulação celular. Entretanto, as receitas que incluem café também têm efeito antioxidante e anti-inflamatório. Isso ajuda com que a pele pareça mais jovem e diminui a chance de inflamações.

Se você observar os ingredientes de alguns cosméticos, perceberá que a maioria deles possuem algum componente do café, como óleo de borra de café ou óleo de grão verde. Isso acontece porque esses óleos funcionam como hidratante e protetor para a pele. Além disso, eles ajudam a estimular a produção de colágeno e elastina.

Em resumo, esfoliar com café pode clarear e uniformizar o tom da pele, prevenir a acne e amenizar a celulite, além de ter ação antienvelhecimento e anticelulite. Tudo isso graças a ação de cafeína que ativa a circulação sanguínea!

Em contrapartida, se você tem algum tipo de doença na pele, como dermatites, espinhas inflamadas, machucados ou qualquer outra coisa fora do normal, não faça a esfoliação. O melhor é que você espere a pele se recuperar ou procure um dermatologista.

Como esfoliar com café?

Em primeiro lugar, os esfoliantes caseiros com café são feitos com a sua borra. Isso mesmo! Aquilo que todos jogam fora depois de preparar a bebida. O mais interessante é que a borra do café não perde as suas maravilhosas propriedades, ela continua rica em cafeína e outros nutrientes fantásticos para a pele!

Para esfoliar a pele com café, em resumo, você só vai precisar da borra do café. Assim que preparar a bebida, deixe o pó do café esfriar e massageie sobre a pele. Entretanto, é preciso lembrar que não é necessário aplicar força nos movimentos, já que queremos esfoliar a pele, não a esfolar!

Para potencializar os benefícios de café sobre a pele, você pode fazer a esfoliação após o banho. Dessa forma, com os portos abertos, a limpeza será mais profunda. Sem contar que retirar o produto será muito mais fácil. Além disso, não há nenhum problema em jogar a borra de café no ralo, já que o produto agride ao meio ambiente.

Por último, para finalizar a esfoliação, não se esqueça de hidratar a pele. Assim ela ficará mais macia do que nunca!

Ademais, outros produtos podem ser adicionados a borra de café para fazer um esfoliante com ainda mais benefícios. Confira algumas receitas!

Receita de esfoliante com café para o rosto

Para esfoliar o rosto com café, lave-o com água morna, passe a borra de sobre a pele fazendo movimentos circulares e de forma suave. Faça isso por mais ou menos dois minutos, enxágue e hidrate a pele.

O ideal é fazer essa esfoliação uma vez na semana. Porém, se a sua pele for seca ou sensível, o melhor é fazer quinzenalmente. Nesse caso, além da borra de café, utilize mel ou melado de cana; já que eles hidratam a pele. Para isso, misture o mel e a borra de café, na proporção 2 para 1. Em seguida, aplique no rosto, massageie e deixe agir por 10 minutos. Por fim, enxágue com água e passe o seu hidratante facial favorito.

Esfoliar com café ajudará a amenizar manchas claras e remover cravos. Entretanto, se você tem alguma doença ou ferimento na pele, como melasma ou espinhas inflamadas, evite fazer esse tipo de esfoliação. O melhor é procurar um dermatologista para que ele te indique o melhor tratamento!

Como esfoliar com café?

Receita de esfoliante com café para o corpo

Usar o café na esfoliação corporal estimula a circulação sanguínea. Dessa forma, a pele fica mais firme e com menos celulites.

A melhor forma de esfoliar com café a pele é durante o banho, assim a remoção do produto será muito mais fácil. Para isso, misture duas colheres de sopa de café com duas colheres de sopa de mel ou melado de cana. Logo em seguida, faça movimentos circulares de forma suave por todo o corpo por cerca de cinco minutos. Por último, enxágue a mistura com água corrente e passe um hidratante de sua preferência.

Essa receita também pode ser feita com azeite, óleo de amêndoas, óleo de girassol ou iogurte. O importante é ter algum produto emoliente, que ajude a borra de café a deslizar melhor; já eu a região que será esfoliada é muito maior.

Não se esqueça dos cabelos!

Esfoliar o cabelo pode parecer esquisito, mas traz muitos benefícios. A esfoliação no couro cabeludo ativa a circulação sanguina e promove limpeza profunda. Dessa forma, o cabelo cresce mais rápido e mais saudável. Além disso, esfoliar cm café ajuda remover o excesso de oleosidade dos fios.

O recomendado é esfoliar o couro cabeludo uma vez por mês. Para isso, misture duas colheres do seu shampoo com uma colher de borra de café. Em seguida, faça a aplicação da mistura diretamente no couro cabeludo úmido e ainda sujo. Depois de massagear, deixe agir por cinco muitos e enxágue bem. Por último, passe uma mascará hidratante ou condicionador no comprimento dos fios.

Fazer esse processo uma vez por mês ajuda a evitar e diminuir a queda, além de tratar a caspa e a seborreia. De fato, poucos imaginam que o nosso cafezinho de cada dia faça tão bem para a nossa beleza!

Considerações finais

Depois de todas essas dicas, é improvável que você jogue fora toda a borra do seu café. Afinal, esfoliar com café ajuda a prevenir machas e rugas, acne, além de auxiliar no tratamento de celulite!

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *